HISTÓRICO DO PASTOR NILS TARANGER


No dia 17 de abril de 1916, na cidade de Drammem, na Noruega, nascia Nils Taranger. Sétimo filho de Anton e Amália Taranger.
No mesmo ano de 1916, no mês de Agosto, a família Taranger mudou-se da Noruega para a Suécia.
A vida era muito difícil na Europa pela crise causada pela 1ª Guerra Mundial.
Nesse tempo em que viveram na Suécia, os pais de Nils conheceram e tornaram-se amigos do casal Gustavo e Elizabeth Nordlund, futuros missionarios suecos no Rio Grande do Sul e fundadores da Igreja Assembléia de Deus neste Estado. Anos mais tarde Nils e Mary viriam a trabalhar com o casal Nordlund no Rio Grande do Sul.
No ano de 1931, Nils foi estudar no Instituto Bíblico em Londres. O convívio no seminário com colegas de vários países deu a Nils um vasto conhecimento da situação mundial.
Em 1932, Nils deixou do Seminário e começou a trabalhar na Suécia em uma empresa de seguros para navios, porém certo dia, Deus falou com ele que deveria sair da empresa e fosse ajudar o pastor na Igreja da sua cidade.
Dali em diante não parou mais de trabalhar na Obra de Evangelização, visto que o trabalho crescia em toda a Suécia e faltavam obreiros para ajudar as Igrejas locais.
Nils era especial, pois sabia pregar, ensinar, tocar e cantar e por isso era uma pessoa muito querida por todos aonde passava.
Às vésperas de 1934, Nils foi consagrado Evangelista, e em 1936, aos 20 anos de idade, foi consagrado ao Ministério de Pastor e colocado como Vice-Presidente da sua Igreja.
No ano de 1937, Nils reencontrou-se com o casal Gustavo e Elizabeth Nordlund que já estavam no Brasil, mais precisamente em Porto Alegre, trabalhando como Missionários. Foi uma alegria rever Gustavo, e conversaram por várias horas, durante as quais Nils expressou o seu desejo de realizar a Obra do Senhor Jesus em outro país, pois isso ardia em seu coração.
Gustavo animou Nils, lhe deu muitos conselhos, e disse: “Se fores para o Brasil, vais me ajudar no Rio Grande do Sul”.
No ano de 1938, a jovem Mary conheceu um jovem Pastor que havia chegado a Igreja da cidade de Orebro para ajudar o Pastor local.
Mary admirou muito o jovem Pastor, chamado Nils Taranger. Mary notou que a postura daquele jovem pastor era diferente da dos demais jovens da Igreja.
Nils e Mary começaram a conversar e descobriram que tinham muitas coisas em comum: gostavam de leitura, música, viagens e haviam morado na Inglaterra.
No dia 18 de outubro de 1941, na cidade de Estocolmo, Nils e Mary casaram-se. Casaram-se no sábado, e no domingo Nils pregou pela primeira vez depois de casado.
Em 7 de maio de 1943, Mary deu a luz à sua primeira filha, chamada Gunilla, e no ano de 1944, no dia 30 de junho, nasceu seu segundo filho que se chamou Per Hakan (mais conhecido por Pedro).
No dia 08 de outubro de 1946, no porto da cidade de Gotemburgo, a família Taranger (Nils, Mary, Gunilla e Pedro) embarcavam com destino a cidade do Rio de Janeiro. Na manhã do dia 8 de novembro, o navio atracou no Porto da Baía de Guanabara.
Era muito difícil aprender a nova língua, o que no inicio lhes deu uma sensação de isolamento, mas Nils começou a estudar o novo idioma, arrumou um livro e um caderno e começou a escrever palavras novas e começou a construir frases.
O entusiasmo e o carisma do novo Missionário contagiou a Igreja local, e em um curto espaço de tempo Nils já sabia muita coisa a respeito dos costumes do povo brasileiro.
No dia 21 de novembro do ano de 1946, a família Taranger tomou um avião com destino a Porto Alegre.
Quando aqui chegaram, foram recebidos pelos conterrâneos Missionários Gustavo e Elizabeth Nordlund
Nils começou a participar dos cultos cantando e tocando seu acordeão e sendo interpretado pelo Miss. Gustavo quando pregava, visitando cidades do interior gaucho como Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Passo Fundo, Boi Preto, Santo Antonio das Missões, e muitas outras. Nils também realizou uma cruzada no país vizinho do Uruguai, na cidade de Artigas.
A Igreja em Porto Alegre crescia cada vez mais. Nils estava dando uma atenção às Igrejas que se situavam na região da fronteira e ao visitar a cidade de Bagé, Deus lhe falou que ali Ele faria uma grande obra por seu intermédio. No dia 8 de agosto de 1948, a família Taranger mudou-se para Bagé.
Os cultos eram diários, não havia descanso para o novo pastor que saía pela manhã para evangelizar e visitar e voltava ao final da tarde.
Nils e Mary não colocaram o coração somente na Igreja, mas também no estado do Rio Grande do Sul, tornando-se apaixonados pela tradição gaúcha. Ao observar que em Bagé a vestimenta dos homens era o traje típico do gaúcho, Nils tratou logo de comprar um par de botas, um lenço e uma bombacha, usando-os por onde quer que fosse. Isto lhe rendeu o título carinhoso de “Gaúcho de Bagé”.
Nils e Mary sempre davam atenção especial ao povo mais pobre cujas casas eram de barro e chão batido.
No dia 21 de março de 1951, Deus lhes deu mais um filho, o primeiro brasileiro, que tomou o nome de Willis. Três anos mais tarde também em Bagé, no dia 30 de junho de 1954, foi o nascimento do pequeno Carlos. No ano de 1957, no dia 20 de dezembro, nascia em Porto Alegre mais uma filha, que se chamou Ana Tereza. Dois anos depois, em 1959, no dia 13 de dezembro, Deus enriqueceu-os com mais um filho, que tomou o nome de Stanley Joel.
O missionário Gustavo, já com a idade avançada e cansado, e sentindo muito a perda de seu filho Herberto que falecera vitima de leucemia reuniu os pastores auxiliares e disse-lhes que era chegada a hora de sair da presidência da Igreja e retornar para sua patria.
Os pastores se reuniram em oração, e ao amanhecer um deles, o saudoso Pr. Jesuíno de Lima, exclamou: “Nós temos o homem certo para vir para cá! É Nils Taranger que está em Bagé! Vamos trazê-lo!”.
Em 1955, Nils,Mary e seus quarto filhos vieram para Porto Alegre, deixando um grande trabalho na cidade de Bagé.
Foi quando a família Taranger passou pela experiência de ter sua casa arrombada e seus pertences, quase todos, levados. Ao ser chamado pela policia, Nils viu que os ladrões eram menores de idade, quase umas crianças. Ao ver a maneira de como a policia tratava daqueles meninos, nasceu no coração de Nils o desejo de criar uma casa que pudesse amparar àqueles menores para que não precisassem roubar. Foi então no ano de 1958 que foi iniciada a construção do Lar Esperança, que foi inaugurado em Novembro de 1960, inicialmente só para meninos, mas vendo também a triste situação das meninas, logo foi ampliado para que pudesse abrigar também as meninas. Hoje o Lar Esperança que está localizado em uma area própria de 45.000 m2 no Bairro Rubem Berta, mantém um abrigo para meninas, uma Creche e Escola Infantil e o Turno Inverso da Escola ou SASE. Também possui uma Colônia de Férias na cidade de Tramandaí, no litoral.
Entre as obras fundadas pelos Miss. Nils e Mary Taranger, também podemos destacar o Lar do Idoso Família Gustavo Nordlund, que tomou este nome em homenagem ao fundador da Assembléia de Deus em nosso Estado, e o Instituto Bíblico Esperança, fundado em 1965.
O casal Taranger, sempre tendo acesa em seu coração a chama de ajudar aos necessitados, também criou o Programa da Sopa, que hoje fornece em torno de 4.000 pratos de sopa por mês em várias cozinhas comunitárias espalhados pelos bairros carentes de nossa capital. Aos 80 anos de idade a missionária Mary ainda teve forças de fundar a Clinica Esperança, casa que abriga crianças portadoras do virus HIV.
As homenagens recebidas pelo casal Taranger, sempre foram muitas. Em 1989, o pastor Nils recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre e a Medalha de Honra ao Mérito do RS, e em 1997 foi a vez da irmã Mary receber o titulo de Cidadã de Porto Alegre.
O Pastor Nils Taranger sempre teve muito cuidado em aconselhar àqueles que trabalhavam ao seu lado, incentivando a todos que procurassem ler e estudar muito a Bíblia Sagrada para que pudessem cada vez mais ganhar almas através da pregação do Evangelho de Jesus Cristo. Também foi um grande incentivador dos programas de rádio e televisão.
Com a sua saúde abalada, o Pastor Nils Taranger deixou a Presidência da Igreja em Porto Alegre no ano de 1998, hoje presidida pelo Pastor João Oliveira de Souza.
No dia 05 de janeiro de 2003, o Senhor Jesus chamou o Miss. Nils para o descanso eterno. No dia 14 de setembro de 2008 foi a vez da missionária Mary Taranger, sua companheira, também partir para o descanço eterno.
Somos agradecidos pela vida do Miss. Nils Taranger e sua esposa pela dedicação e trabalho tanto espiritual como social que desenvolveram por mais de 50 anos no nosso torrão gaucho.

Deixe uma resposta