HISTÓRIA DA IGREJA DE PORTO ALEGRE/RS


No ano de 1919, na cidade de Lidkoping, na Suécia, Gustavo Nordlund, recebeu a chamada de Deus para trabalhar na seara, e, ao mesmo tempo, teve uma visão da grande multidão de salvos entre os quais estavam os salvos do Brasil.
No ano de 1920, durante uma conferência, ansioso por saber o local onde devia trabalhar, Gustavo Nordlund teve a revelação de que o local era o Rio Grande do Sul. Assim, no ano de 1922, obedecendo a vocação divina, Gustavo Nordlund e família iniciaram sua viagem para o Brasil, via América do Norte.
O início da Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Sul foi em 3 de fevereiro de 1924, com a chegada do missionário sueco Gustavo Nordlund, sua esposa Elisabeth e filho Herbert, os quais depois de certo tempo de oração, estudo e conhecimento cultural, começaram a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo em Porto Alegre.
O primeiro culto foi realizado na Rua Maryland, Bairro Montserrat, no dia 15 de abril de 1924. Além do Missionário sueco Gustavo Nordlund, sua esposa irmã Elizabeth e seu filho Herbert, o único assistente naquele culto foi um ancião de 70 anos de idade, cujo nome era João Correia da Rosa, que entrou na sala onde se realizava o culto a fim de abrigar-se, pois naquele momento chovia torrencialmente em Porto Alegre. Essa pessoa após ter ouvido a Palavra, aceitou a Cristo com seu único e suficiente Salvador, tornando-se, assim, o primeiro crente assembleiano. A capela era simples, com apenas 4 bancos, acomodando 20 pessoas.
Alguns meses depois, no dia 19 de outubro de 1924, realizou-se o primeiro batismo no rio Guaíba, no Bairro Navegantes, agregando-se então a João Correia da Rosa, mais nove novos convertidos e também o casal José e Vanda Petersen, vindos de outra igreja. Assim, com doze membros, formou-se a primeira Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Sul. Após o batismo, o Missionário Gustavo Nordlund, celebrou a Ceia do Senhor na capela da rua Maryland, com os doze primeiros membros da igreja.
Como a colheita de almas era intensa houve a necessidade de se conseguir um novo local para os cultos. Foi quando, com o auxílio de uma irmã chamada Elisabeth, da América do Norte, e um sueco chamado Johannsen, amigos da família Nordlund, que ofertaram duzentos dólares cada um, valor que foi transformado em seis contos de réis, moeda brasileira da época, suficiente para a compra de um bom terreno, com uma casa na Travessa Azevedo, nº 30. Após adaptações, e dois anos de esforço, foi realizado o primeiro culto neste novo local, num domingo de páscoa no ano de 1926, agora numa capela que abrigava duzentas pessoas sentadas.
Em março de 1927 o pastor Gustavo Nordlund, teve que viajar para a Suécia. Nessa data o missionário Nels J. Nelson assumiu o pastorado da igreja durante sete meses, até a volta de Gustavo Nordlund. Durante o pastorado de Nels Nelson, mais de 40 pessoas foram batizadas nas águas. Em 25 de abril de 1928, o missionário Gustavo Nordlund retornou ao Brasil e reassumiu a igreja gaúcha.
Em 20 de outubro de 1929 a igreja em Porto Alegre, atendendo ao progresso do trabalho, inaugurou um salão mais amplo na Av. Cristovão Colombo, 580, esquina com a Rua Comendador Coruja, que foi adaptado para acolher oitocentos membros.
No ano de 1932 a Assembleia de Deus em Porto Alegre iniciava a campanha de oferta para o novo templo. O resultado da primeira coleta registrou um conto, trezentos e dez mil réis.
Em 1933, a igreja em Porto Alegre contava com quatro escolas dominicais na cidade, e cinco congregações nos bairros. Nesse ano acentuou-se a penetração do Evangelho entre os donos de barcos que navegavam pelos rios que desembocam no Guaíba, fato muito expressivo que influenciou o ambiente e criou o que se podia, na época, denominar “a doca dos crentes”.
O mês de fevereiro de 1939 tornou-se uma data histórica para a Assembleia de Deus em Porto Alegre. No dia 26 do referido mês, presentes os obreiros do Estado, autoridades, representantes das várias igrejas evangélicas, inaugurou-se o templo da Assembleia de Deus, localizado à Rua General Neto, 384, Bairro Floresta. Sendo, na época, o maior templo da Assembleia de Deus no Brasil. As festividades de inauguração prolongaram-se por uma semana, com estudos bíblicos durante o dia e cultos à noite.
Com o crescimento da igreja houve a necessidade de mais obreiros para trabalhar. Foi aí que Deus orientou o irmão Gustavo Nordlund a convidar o Pastor Nils Taranger, que, na Suécia, trabalhava pregando e louvando a Deus com sua gaita, desde os seus dezesseis anos de idade.
Após ter servido o Senhor Jesus por quatorze anos como obreiro na Suécia, o irmão Nils Taranger e sua família, embarcaram com destino ao Rio Grande do Sul, no dia 8 de outubro de 1946.
Nils Taranger, com 30 anos de idade, pastor talentoso, tanto no ensino da palavra de Deus como na música, chegava em Porto Alegre, após uma escala de poucos dias no Rio de Janeiro. Permaneceu em Porto Alegre, aprendendo a falar a língua portuguesa e passou a trabalhar na evangelização, pregando pelo Estado e solidificando as igrejas que já haviam sido fundadas.
Foram dois anos de aprendizado da língua e contato como os costumes do povo gaúcho. Passando este estágio, o missionário Nils Taranger fundou e organizou a Igreja Assembleia de Deus em Bagé, estendendo a evangelização a Dom Pedrito, Lavras do Sul e São Sebastião, tendo trabalhado naquela região por um tempo aproximado de seis anos.
Nos primeiros dias de março de 1955, o missionário Nils Taranger foi chamado em Porto Alegre, para assumir a Presidência da igreja, no lugar de Gustavo Nordlund que retornou à Suécia, após realizar um grande obra na seara do Mestre no Estado do Rio Grande do Sul.
O Pastor Nils e sua esposa, irmã Mary, ao longo dos quarenta e três anos que estiveram na liderança continuidade às obras iniciadas pelo Missionário Gustavo Nordlund, empenhando-se também na obra missionária, na obra social e na construção de novos templos.

Deixe uma resposta